Até 30% da força de trabalho do futuro será de contratantes independentes

contratante independente trabalhando na praia
Written by
Ontop Team

Um gosto de liberdade é uma coisa emocionante. Traz uma sensação de maravilha e clareza, e uma espiada em um mundo além do que você conhece.

Muitas pessoas acostumadas à rotina fixa do trabalho de escritório experimentaram aquela sensação inebriante de liberdade durante os confinamentos da Covid, quando trabalhar de casa trouxe maior flexibilidade, mais confiança, um foco no resultado em vez do esforço, e uma economia significativa de tempo por não precisar se deslocar. Para alguns, isso provocará uma inquietação e um senso de possibilidade que desencadeará outra grande reviravolta para empresas já abaladas pela pandemia.

Quando as empresas começarem a chamar seus trabalhadores de volta ao escritório ou a adotar modelos híbridos, alguns não irão. Muitos dos mais talentosos e inovadores perceberão que podem ganhar mais dinheiro, desfrutar de uma maior variedade de trabalho e ter um estilo de vida mais feliz com benefícios de ser um contratado independente. É uma escolha que atrairá talentos de ponta em áreas como atuarial, estratégia, ciência de dados, gestão de programas, gestão de processos de negócios e marketing digital, entre outras.

Embora tornar-se independente possa parecer assustador, há um sistema de apoio crescente para facilitar a transição. Um número crescente de empresas boutique está contratando e fornecendo contratados qualificados para atribuições de prazo fixo ou específicas de projetos, e plataformas como Outsized estão combinando seus talentos com empresas que precisam de suas habilidades em um serviço que remove a incerteza e a administração para ambos os lados.

As empresas precisam de uma resposta inteligente

À medida que esse desejo de independência atrai mais especialistas para longe de seus empregadores atuais, as empresas precisarão contrabalançar a perda de talentos com uma resposta inteligente. A maneira mais inteligente é aproveitando esse novo, mas constantemente crescente, pool de habilidades freelance para aumentar sua força de trabalho fixa.

As empresas muitas vezes passam por períodos de fartura ou escassez, sobrecarregadas de trabalho no final do ano ou quando chega um projeto específico. Depois, elas ficam arcando com os custos de trabalhadores em tempo integral durante períodos de inatividade. Muitas empresas agora estão reconhecendo que os custos do tempo improdutivo, licenças, bônus e outras despesas de longo prazo fazem da contratação de empreiteiros independentes uma decisão financeira inteligente.

Em vez de continuar a tradição desatualizada de oferecer apenas empregos permanentes, faz sentido expandir selecionando as habilidades de que você precisa, quando precisar, de talentos em qualquer lugar do mundo. Nesse modelo misto do futuro, empresas inteligentes podem manter uma força de trabalho permanente para suas funções consistentes e lidar com o lado mais fluido através de trabalhadores contratados especializados.

Uma pesquisa recente da Outsized descobriu que muitos líderes empresariais estão abertos à ideia de uma 'força de trabalho mista' para ajudá-los a se tornarem mais ágeis e eficientes. Eles esperam que 15-30% de seus futuros funcionários sejam contratados de curto prazo ou específicos para projetos, em vez de empregados em tempo integral. Isso corrobora a pesquisa da McKinsey em setembro de 2020, que descobriu que 70% dos executivos globais esperam usar mais freelancers no futuro. Uma pesquisa de 2020 da Forbes descobriu que 49% dos gerentes de contratação classificam o acesso a talentos altamente qualificados como a principal razão para adotar esse modelo.

Outro benefício é uma entrada de novas ideias de pessoas determinadas a provar seu valor, em comparação com trabalhadores em tempo integral que podem ter caído em uma complacência segura.

Uma mudança de pensamento

É improvável que qualquer empresa sul-africana possa mudar para este modelo híbrido instantaneamente, mas muitas estão se movendo nessa direção. À medida que o fazem, o número de contratados independentes também aumentará constantemente, à medida que essa tendência se torna uma força imparável.

Uma pesquisa abrangente com 200 sul-africanos com diplomas universitários e pelo menos cinco anos de experiência de trabalho descobriu que 81,5% estão interessados em se tornar freelancers, com as principais atrações sendo um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o potencial para ganhar mais, horários flexíveis e a chance de ganhar uma experiência mais ampla.

Para que este novo modelo tenha sucesso, os gestores devem adaptar seu pensamento. Eles não estarão mais supervisionando equipes coesas ao redor da mesa, mas sim trabalhadores permanentes e aqueles que optam por trabalhar de casa nas horas que lhes convêm. Alguns freelancers podem trabalhar no escritório como membros temporários da equipe, ou vir ocasionalmente, mas se o talento que você precisa deseja trabalhar de casa, ou mora em outra cidade, os gestores devem aprender novas maneiras de se envolver com eles.

Os departamentos de recursos humanos também precisarão se afastar dos métodos tradicionais de recrutamento e integração para lidar com arranjos mais flexíveis ou de prazo fixo. Eles precisarão aprender onde encontrar e como selecionar esses trabalhadores – ou se relacionar com um parceiro de busca de talentos que já possua essas habilidades e um banco de dados essencial de trabalhadores do conhecimento.

Fazendo Conexões

Para indivíduos que contemplam uma nova vida de independência, há desafios inevitáveis. Um deles é o risco de não encontrarem trabalho suficiente para proporcionar uma renda estável. Pela nossa própria experiência, essa é uma preocupação válida apenas se a pessoa ainda não tiver expertise suficiente ou não tiver construído uma rede profissional forte. Se tiverem as habilidades, uma plataforma como a Outsized pode fornecer as conexões. Existem oportunidades suficientes disponíveis para aqueles que se arriscam, e mais se abrirão à medida que as empresas perceberem que as antigas formas de trabalho mudaram irrevogavelmente.

Como trabalhar com empresas de ponta requer o mesmo compromisso que qualquer outro trabalho, alguns contratos ainda podem exigir uma rotina das 9h às 17h ou presença no local. Mas, como consultor independente, você tem a liberdade de escolher com quem trabalha e quais projetos assume.

Os freelancers precisam de mais do que suas habilidades profissionais principais, no entanto, já que trabalhar por conta própria exige disciplina, pensamento flexível e a capacidade de lidar com possíveis altos e baixos. O que isso oferece em troca é a escolha de quais trabalhos aceitar, variedade, flexibilidade em quando e quão duro trabalhar, a possibilidade de ampliar sua experiência e a chance de aprender novas habilidades para aumentar a empregabilidade.

Também há um forte potencial para ganhar mais dinheiro. Regularmente vemos ex-funcionários de grandes corporações ganhando mais porque não precisam cobrir os custos gerais que uma empresa tem. Parte dessa economia pode ser repassada para o cliente e parte pode ser guardada. Com o tempo, a experiência e o conhecimento adquiridos ao trabalhar em vários projetos para vários clientes também aumentam o valor de um consultor independente.

Atualmente, as empresas e seus funcionários ainda estão em um estado de mudança e incerteza, mas como esse modelo de força de trabalho híbrido beneficiará ambos os lados, essa tendência inevitável já está se tornando uma parte mais proeminente do cenário de emprego.

Escrito por: Johann van Niekerk para The Saturday Star

Johann van Niekerk é o diretor administrativo da Outsized, África do Sul.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.